produtos

Um Pão Genial

16:35

Este pão é o meu verdadeiro génio da lâmpada que me concedeu, sem lhe pedir nada, os três desejos de rajada: de voltar a velhos hábitos saborosos, que o produto existisse em superfícies comerciais relativamente próximas da minha casa e que fosse, sobretudo versátil. Estamos a falar do Pão da Genius que se apresenta ao grande público em três variedades: clássico, rústico e 4 sementes. Experimentei a versão clássica deste pão no verão passado, no Algarve, aquando de um súbito desejo por uma sanduíche de salmão fumado com salada. Vamos a resultados? Vamos sim senhora.

Como é do conhecimento da maioria (celíacos e intolerantes ao glúten), quase todo o pão de compra apenas pode ser consumido se for torrado, caso contrário pode transformar-se num pão demasiado seco que se desintegra com facilidade. Aqui o caso mudou (e bem!) de figura. Para bem de todos nós.

Como o meu objectivo era voltar ao meu velho hábito de tirar uma sandes de salmão da geleira em pleno dia de praia, pensei que fosse realmente difícil arranjar um pão que servisse este mesmo propósito a 100%. E sim, este está para além de todas as expectativas. Foi sem dúvida uma experiência fantástica descobrir um pão que me permitisse reviver hábitos e atenuar aquela saudade tão característica. Trata-se de um pão extremamente fofo e fresco, não esfarela e pode ser consumido de todas as formas. Ao nível de embalagem, o pão já vem fatiado e são 360g de pura isenção de glúten (como se pode comprovar pela presença do símbolo da APC) e de leite. Trata-se, portanto, de uma excelente alternativa ao pão dito "normal". E o sabor? Está todo lá.

A marca Genius foi fundada pela chef de cozinha e formadora Lucinda Bruce-Gardyne de Edimburgo. Especialmente para o seu filho, que possui intolerância ao glúten, Lucinda foi em busca da melhor receita de pão sem glúten. Dois anos após diversas experiências e depois de dois fornos avariados, a senhora finalmente descobriu o segredo do pão sem glúten fresco, macio com um autêntico sabor do pão natural. Em 2009 Genius foi lançado no Reino Unido, sendo actualmente líder de mercado nos produtos sem glúten.


Onde comprar

Continente (por todo o país).

Bom apetite!
~ A Mãe

produtos

Tostinhas de Mistura

12:38

As tostinhas! Como nós adoramos estas tostinhas. Apesar de já termos experimentado vários tipos de tostas sem glúten, andávamos à procura de umas tostinhas específicas para um propósito muito particular: para servirem de base a um delicioso recheio de sapateira (sem glúten). Pela altura do Natal, encontrámos estas Tostas Multicereais (do Museu do Pão) num supermercado local e o resultado surpreendeu-nos, pela positiva, logo à primeira dentada. Ora bem, vamos a detalhes. Estas tostas contêm várias sementes e cereais que lhe conferem um sabor característico, sendo atractivo não só para pessoas intolerantes ao glúten como à restante família. São verdadeiramente estaladiças. Sim, são mesmo. Elas são bem firmes, não partem ou esfarelam com facilidade, à semelhança de outras que temos experimentado. São muito boas com compotas (o doce espalha de uma forma muito uniforme) e com queijos. Com o selo do Museu do Pão, não poderíamos esperar outra coisa.

O Museu do Pão, para além da sua actividade principal enquanto museu (em Seia), disponibiliza vários tipos de produtos sempre com a garantia de qualidade e segurança alimentar para portadores da doença celíaca ao já ser uma marca, oficialmente, certificada pela APC.

Composição

Amido;
Sementes de girassol;
Sementes de linho;
Farinha de arroz fermentada e desidratada;
Sementes de abóbora;
Farinha de linhaça;
Açúcar;
Sal;
Corante: E150 (xarope de glicose, açúcar, maltodextrina, estabilizador: E412)];
Água;
Levedura, Óleo de girassol;
Conservantes: E200 e E282.


Onde comprar

Supermercado Suportel (Portela de Sacavém);
Continente (por todo o país;
L'Eclerc (por todo o país);
Jumbo (por todo o país);
Intermarché (por todo o país);
Coutyfil (Penafiel);
Supermercados Supercor - El Corte Inglés (Lisboa).

Bom apetite!
~ A Mãe e a Filha

receitas

Caril de Frango

12:35

Gosto realmente de caril. De caril de frango, caril de borrego, caril de gambas ou caril de atum. Trata-se de um prato bastante rápido e, sobretudo, económico, em que o mais importante (para além do sabor) é a escolha dos ingredientes certos, preservando a qualidade da proteína ao optarmos por especiarias de qualidade em doses moderadas. É essencial que haja harmonia, não sobrepondo texturas e trabalhando os ingredientes como um todo.

Hoje trago um delicioso Caril de Frango sem Glúten. Um prato que nunca falha! Tradicional da culinária de Goa, Damão e Diu, antes pertencentes ao Estado Português da Índia, o Caril de Frango é mais conhecido como Frango de Caril em Portugal e em Moçambique. Nesta versão trazemos os mesmos ingredientes do Caril de Frango tradicional com uma ligeira alteração: vamos substituir o caril em pó geralmente utilizado por um caril sem glúten.

Ingredientes:

5 dentes de alho;
1 cebola;
Gengibre q.b. (aqui colocamos cerca de 4 pedacinhos);
2 colheres de sopa de caril em pó sem glúten;
1 malagueta sem sementes;
Leite de coco q.b;
Peito de frango;
Iogurte grego natural;
Coentros;
Lima / limão;
Sal q.b.


Modo de preparação:

Trate de picar uma cebola e os cinco dentes de alho e junte-lhe o gengibre (use uma colher para descascá-lo) muito bem picado (mais ou menos a mesma quantidade do alho, ou cerca de quatro pedacinhos). Coloque um pouco de óleo num tacho e, quanto estiver quente, junte a cebola, o alho e o gengibre. Junte, igualmente, duas colheres de sopa de caril em pó e uma malagueta sem sementes. Mexa o preparado e junte o leite de coco até ficar bem quente.

De seguida, corte o peito de frango em tiras (de espessura a gosto) e coloque-o numa frigideira. Coloque sal q.b.. O objetivo é caramelizar o frango para depois terminar a cozedura no preparado de caril (durante aproximadamente 15 minutos). Para finalizar, e com o lume já apagado, adicione os coentros, lima (ou sumo de limão) e uma boa porção de iogurte natural para conferir alguma acidez ao prato.

Atenção: receita que poderá ser adaptada para intolerantes à lactose (leite de coco e iogurte grego)

Bom apetite!
~ A Filha

produtos

O Muesli do Pequeno-almoço

05:43

Admito: não sou uma pessoa adepta de mudanças muito radicais. O meu pequeno-almoço é um claro exemplo desta qualidade (... ou defeito?) que tão bem me define. Não gosto de arriscar muito e, tendo em conta as minhas limitações alimentares, passo a idolatrar os ingredientes e produtos que vou comprando de tal forma que os mesmos se vão multiplicando dentro da despensa. Está dito. Entre os Corn Flakes (sem glúten) do Continente e uma taça de iogurte grego do Lidl nem sei onde coloque mais rápido a colher. Geralmente gosto de comer (curiosamente sempre à mesma hora) uma taça de iogurte com muesli acompanhada de fruta da época ou de frutos vermelhos, se me lembrar de os comprar. Confesso que sou uma fã assumida dos Cereais Muesli Multifrutos Sem Glúten da Hammer Mülhe mas como nunca mais os encontrei no Continente do Vasco da Gama (Lisboa), rapidamente tratei de arranjar uma alternativa no Celeiro para não quebrar rotinas.

O Muesli Sem Glúten Bauck Hof vem em duas variedades: Muesli Crocante com Fruta Seca Biológica (pacote beige) e Muesli de Aveia com Fruta Biológica (pacote azul). Já experimentei os dois em separado e são ambos, realmente, muito bons. Pessoalmente prefiro a versão com aveia (sem glúten) em separado, contudo, a preferência por uma variedade ou por outra, vai certamente ao encontro do gosto de cada um. E ainda bem!

Composição Muesli com Aveia

Flocos de aveia biológica (68%);
frutas secas biológicas (19%) (Sultanas*, pedaços de alperce biológicos, pedaços de maça, pedaços de morango, farinha de arroz biológica, óleo de girassol biológico);
Sementes de girassol de agricultura biológica;
Linhaça dourada biológica.

Composição Muesli Crocante com Fruta Seca

Fruta desidratada biológica (45%) (sultanas, pedaços de alperce, pedaços de figos, pedaços de maçã, pedaços de framboesa, farinha de arroz biológica, óleo de girassol biológico);
Sémola de milho biológica (29)%;
Sementes de girassol biológicas;
Farinha de arroz biológica (7%);
Açúcar de cana biológico;
Farinha de amaranto biológico 3%;
Farinha de quinoa biológica 3%;
Farinha de trigo-sarraceno biológico 1%;
Sal marinho.


Onde comprar

Lojas Celeiro (por todo o país).

Bom apetite!
~ A Mãe