Sobre Nós
A MÃE
Descobri que era doente celíaca há cerca de 16 meses, embora em criança, por diversas vezes, tivesse tido crises de graves diarreias que me levaram a internamentos. Houve suspeita de doença celíaca, embora o diagnóstico não tivesse sido conclusivo. Durante muitos anos não apresentei qualquer sintomatologia a não ser a magreza e o facto de nunca ter conseguido engordar, apesar de sempre me ter alimentado bem.
Tive dois filhos saudáveis e só ao fim de muitos anos é que se veio a descobrir a verdadeira origem do problema. Após ter sido submetida a uma cirurgia a um cancro do colorectal no Instituto Português de Oncologia (descoberto por mero acaso num rastreio e depois através de uma colonoscopia), a minha médica de gastro resolveu realizar todos os exames necessários, incluindo a biópsia, uma vez que suspeitou da presença da doença celíaca pelo facto de ser tão magra. O resultado confirmou-se.
A partir daí foi um recomeçar de uma vida isenta de glúten, o que não se revelou nada fácil ao início. Resolvi pôr mãos à obra e pesquisar o assunto a fundo, encetando uma busca incessante de produtos, locais para comer, receitas, e tal foi o desejo de me informar que minha própria médica do IPO me incentivou a criar este blogue para poder ajudar pessoas como eu, que no início se sentem perdidas e sem saber por onde começar. Este cantinho é para vocês.
A FILHA
Sou formada em Ciências da Comunicação e as minhas funções nesta pequenina plataforma passam, essencialmente, pela área de multimédia e design. Logo, a minha área não é (nem nunca foi) a cozinha, apesar de adorar folhear as páginas dos livros de receitas que me enchem os olhos sempre que entro numa livraria. É a irrepreensível distribuição dos ingredientes, são os tons pastel que me arrancam suspiros, são os elementos decorativos que me servem de inspiração para futuros registos fotográficos.
Sou uma pessoa organizada e prezo muito a organização. E gosto, sobretudo, de poder desarrumar umas quantas ideias ao estar em permanente processo criativo. Adoro criar!
Pratiquei, desde sempre, uma alimentação sem qualquer tipo de restrição. E continuo a fazê-lo, por opção própria. Contudo, desde que foi diagnosticada a Doença Celíaca à minha mãe, passei a pesquisar (quer em ambiente online, quer offline) tudo o que poderia encontrar a respeito da doença e o que poderia ser efectuado de forma a minimizar as suas limitações ao nível da alimentação.
A minha busca incessante por novas receitas, produtos alternativos, utensílios de cozinha, restaurantes, cafés e pastelarias levou-me, de certo modo, a criar um espaço virtual aglutinador que não servisse apenas de mero "diário de bordo" mas sim uma plataforma de partilha de informação, experiências, testemunhos e, acima de tudo, uma segurança alimentar para quem se encontre à procura de soluções saudáveis e inesquecíveis. Sejam bem-vindos!